quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ninguém pede para nascer



Um dia desses, o tema do quadro “Você ao vivo”, do Jornal Piauí TV 1ª Edição, da Tv Clube, afiliada da rede globo, debateu sobre a Lei Maria da Penha.

No quadro, a Delegada Vilma Alves, especialista em direitos da mulher, foi convidada para responder algumas perguntas de telespectadores.

- Tenho uma amiga que é motivo de chacota no colégio só porque ela é feia. Ela poderia fazer uma denuncia de abuso psicológico na delegacia da mulher?

Prontamente a delegada responde: Sim, essa é uma forma de abuso psicológico, pois ninguém pede para nascer.

Confortante, não?

No mundo das aparências, quem não tem cara bonita, assim como ditam os padrões de beleza, cai de cara no chão. É dessa forma que a mídia comercial apresenta o debate de gênero:

SE LIGUE! Você é mulher. Portanto deve ganhar bem, se vestir, maquiar e se enfeitar de forma elegante, ser exuberante e feminina, para ser aceita. É para isso que existe os esquadrões da moda, para transformar algumas Betis Feias em pessoas dez anos mais jovens. Caso contrário... será discriminada.

Agora, se você não quer se adequar aos padrões de beleza e não pediu para nascer, existe uma lei que protege as mulheres que são vítimas de abuso, mas só as que não pediram para nascer, pois você não é uma cidadã, nem é um ser humano, é só mais uma mulher feia, mulambenta, pobre e por isso não deve ser respeitada. Portanto, se você escolheu nascer, aí foi uma opção sua ser o que é.

Nenhum comentário: